O sistema de denúncia, acessível a partir desta página, permite-lhe reportar informações sobre um crime ou uma ofensa, uma ameaça ou dano ao interesse público, uma violação ou uma tentativa de ocultar uma violação da lei aplicável e vinculativa (leis, regulamentações, etc.) ou uma violação do Código de Conduta do Grupo. Não se destina a lidar com reclamações comerciais, que são tratadas em canais separados dedicados, de acordo com as regulamentações em vigor.
Estrutura de denúncia do Cetelem - BNP Paribas Personal Finance
O Cetelem - BNP Paribas Personal Finance está empenhado em cumprir rigorosamente as leis e regulamentações e em aplicar as regras estabelecidas no Código de Conduta do Grupo.
A estrutura de denúncias do Cetelem - BNP Paribas Personal Finance é da responsabilidade do departamento de «Ética Profissional» da função de Compliance.
As comunicações de denúncias são tratadas por especialistas independentes (Referentes) de forma confidencial e de acordo com as regulamentações em vigor.
Os denunciantes recebem proteção contra o risco de retaliação prevista pela legislação local aplicável.
Qualquer abuso do sistema de denúncia pode expor a pessoa que faz a denúncia a sanções disciplinares ou ações judiciais.
Antes da denúncia, garanta que leu e compreendeu a informação relativa ao sistema de denúncia Cetelem - BNP Paribas Personal Finance e à proteção de dados pessoais.
PERGUNTAS FREQUENTES
Quando Comunicar?
Quando tiver razões para acreditar que foi praticada uma violação da lei ou do Código de Conduta do BNP PARIBAS, ou em caso de uma ameaça ou dano ao interesse público.
Como Comunicar?
Se for um terceiro externo, utilize os contactos disponíveis nesta página.
Se for um colaborador (interno ou externo): siga o link para a página da intranet.
Posso permanecer anónimo?
Sim, a sua denúncia pode ser anónima, a menos que tal seja legalmente proibido. Contudo, recomendamos que forneça informação de contacto para o Referente o contactar.
Vou receber algum feedback sobre a minha comunicação?
Irá ser-lhe enviado um aviso de receção da denúnica depois de ser recebida. Será depois informado do progresso no tratamento da sua denúncia e do resultado da investigação.
A confidencialidade será garantida?
Sim, os Referentes são formados no tratamento confidencial de comunicações de denúncia e tomam as medidas adequadas para o efeito.
Se preferir poderá também enviar por carta para:
Whistleblowing Correspondente Confidencial
Rua Galileu Galilei, N2, 8º piso, Torre Ocidente 1500-392 Lisboa