27 de dezembro de 2023

 

Quase metade dos portugueses mostram-se otimistas em relação a 2024


 

 

  • Apenas 16% dos inquiridos avaliam o ano de 2023 como “muito positivo”.
  • 49% dos inquiridos manifestam uma opinião negativa em relação à sua situação pessoal.
  • 81% manifestam uma opinião negativa quanto à situação atual do país, mais 19% face a 2022. 
  • Face ao final do ano anterior (24%), quase duplica a percentagem de inquiridos otimistas para o próximo ano (41%).

 

Com o aproximar do novo ano, é tempo de fazer um balanço de 2023 e perspetivar o futuro. Após um ano particularmente difícil, não é de estranhar que apenas 16% avaliem o ano que termina como “muito positivo” e 7% o classifiquem como “péssimo”. Porém, segundo o Observador Natal 2023, realizado pelo Cetelem – marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance, são mais aqueles (41%) que se mostram otimistas em relação a 2024, sendo quase o dobro do final do ano anterior (24%).

A inflação ao longo do ano com impacto transversal na vida dos cidadãos, o aumento das taxas dos empréstimos bancários ou das rendas das casas serão alguns dos fatores a pesar na balança, levando 49% (vs. 46% em 2022) a manifestar uma opinião negativa quanto à sua situação pessoal. Quanto à situação do país, 81% dos inquiridos manifestam uma opinião negativa (vs. 68% no final de 2022), com 37% a avaliar a situação económica atual como pior do que há um ano. É a faixa etária mais velha (55-74 anos) que faz uma avaliação pior do ano. Por outro lado, é entre os mais jovens (18-24 anos) que a perceção do país é pior.

2024: o desejo de um melhor ano novo, com muitos projetos e resoluções

Os portugueses inquiridos mostram-se esperançosos em relação a 2024. Por isso, revelam que estão a fazer planos, nomeadamente no que diz respeito a viagens: 8 em cada 10 desejam viajar, para fora de Portugal (38%) ou em Portugal (37%). Os mais jovens, dos 18 aos 24 anos, são os que planeiam viajar para fora do país, enquanto a faixa etária dos 45 aos 54 anos pretende viajar “entre portas”

Além disso, na lista de resoluções para 2024 os inquiridos colocam ainda outras metas, como praticar desporto (34%), remodelar a casa (27%), começar uma poupança (24%), comprar uma nova viatura (23%), adotar uma alimentação mais saudável (22%), mudar de emprego (17%) ou retomar os estudos (11%). 

Recorde-se que o mesmo estudo revelou que 7 em cada 10 inquiridos têm a intenção de aproveitar os saldos de janeiro, nomeadamente para compras tardias de Natal, como forma de poupança.

Metodologia

Estudo conduzido através de entrevistas online, sendo que o trabalho de campo decorreu entre 8 e 14 de novembro de 2023. Foram realizadas 1000 entrevistas, representativas da população portuguesa (quotas de género, idade e região de acordo com os dados do INE), a indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental. O erro máximo associado à amostra é de +3.1 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas, semi-fechadas e abertas, fornecido pelo Observador Cetelem, com a duração máxima de 13 minutos. 

Sobre o Cetelem

Cetelem é uma marca do BNP Paribas Personal Finance, entidade especialista em crédito ao consumo do Grupo BNP Paribas, um player Europeu de referência no sector, que está presente em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal desde 1993, tem como propósito promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável para apoiar clientes e parceiros. Uma missão diária de mais de 650 colaboradores – especialistas em crédito pessoal, financiamento automóvel, cartões de crédito e seguros. Produtos subscritos por milhões de clientes no site, na app, por telefone, nas lojas ou num dos 3800 estabelecimentos de parceiros. 

Para mais informações:

ATREVIA – Agência de Comunicação