Recomendações de segurança para utilização do Serviço Cetelem Online:
- Não utilize computadores públicos para aceder ao serviço de Homebanking;
- Mantenha a confidencialidade dos seus dados pessoais;
- Não esqueça os seus códigos de acesso e password;
- Verifique as suas contas regularmente;
- Verifique o certificado digital para garantir que está a aceder ao serviço Cetelem online;
- Ao concluir a utilização do serviço, termine sempre a sessão utilizando o botão "terminar sessão";
- Limpe o cache (ficheiros temporários) do seu computador;
- Apague informação privada do disco do seu computador.
Proteção contra fraude por email (phishing)
Phishing é um tipo de fraude informática projetada para roubar informações sensíveis e confidenciais e utilizá-las ilegitimamente para benefício próprio.
Num ataque de phishing, uma pessoa mal-intencionada envia uma mensagem eletrónica, utilizando pretextos falsos com o objetivo de enganar a pessoa recetora da mensagem e induzi-la a fornecer informações sensíveis.
Empregadas com frequência para ataques de fraude bancária, estas mensagens utilizam normalmente um remetente igual ou semelhante ao da instituição bancária, para dar a entender que a mensagem é legítima e provém de uma fonte fidedigna.
Estes emails têm normalmente um link que parece levar ao site legítimo da instituição bancária, mas na verdade conduzem a um site fraudulento que é aparentemente igual à página do banco. Nessa página, a vítima do ataque é levada a introduzir ou a confirmar informação confidencial, como por exemplo, códigos de acesso a serviços de banca online, números de cartão de crédito e débito, dados sobre contas bancárias, etc.
Verifique o remetente do email
Desconfie de emails que não tenham um remetente conhecido.
Ao receber email de pessoas desconhecidas duplique o cuidado em relação às mensagens. Pense duas vezes antes de clicar em qualquer link no conteúdo da mensagem, mesmo que o remetente pareça correto.
O remetente trata-o pelo seu nome?
O BNP Paribas Personal Finance, S.A., Sucursal em Portugal conhece os seus clientes. Qualquer comunicação de email que lhe seja endereçada no âmbito das suas contas Cetelem vai dirigida em seu nome.
Atente à linguagem e tom da mensagem
Na maioria das vezes a mensagem fraudulenta apela a uma ação urgente, a pretexto de risco de inibição do acesso às contas. Poderá dizer que se não atualizar, introduzir ou confirmar os seus dados, o acesso ao "internet banking" será suspenso.
É também frequente encontrar erros grosseiros ou expressões pouco comuns na redação destes emails, que facilmente excluem a hipótese de se estar perante uma comunicação autêntica do Cetelem.
O email solicita os seus dados pessoais?
Tipicamente estes emails pretendem a recolha de dados pessoais e confidenciais, tais como números de contas, de cartões de débito e de crédito, números de contrato e códigos pessoais do Homebanking.
O Cetelem nunca lhe enviará correio eletrónico contendo links para endereços de Internet onde seja solicitada qualquer tipo de informação pessoal.
Verifique o endereço dos links
Qualquer link para o site Cetelem deve começar com: "http://www.cetelem.pt/", ou "http://bancocetelem.pt/". Nunca aceda a links que levem para endereços estranhos, por exemplos que comecem por números de IP " http://127.0.0.1/algumacoisa.html ". Além disso, confira se existe algum anexo ao email e NUNCA o execute sem saber se a procedência é realmente confiável.
Caso receba uma mensagem de email suspeita identificada como sendo proveniente do Cetelem, alerte de imediato o BNP Paribas Personal Finance, S.A., Sucursal em Portugal.
Utilize sempre um antivírus atualizado
Certifique-se que o seu sistema operativo está atualizado (caso tenha o sistema operativo o Windows) Utilize as atualizações automáticas do Windows ajuda a corrigir possíveis falhas de segurança que possam existir.
Estas atualizações não estão diretamente relacionadas com a proteção anti-phishing, mas tornam o computador menos vulnerável a ataques em geral.
Utilize um firewall habilitado
Mais um item não relacionado com o phishing, mas com a segurança em geral. Ter um firewall instalado e habilitado bloqueia algumas tentativas de acesso externo ao computador tornando-o menos vulnerável.
Compras online com cartão. Saiba como fazer.
Já reparou que há uma nova forma de autorizar os seus pagamentos nas compras online com cartão? Essa nova forma de autorizar os pagamentos chama-se “autenticação forte” e torna as operações ainda mais seguras. A sua experiência de pagamento pode variar, mas estará sempre protegido. Veja aqui a explicação do Banco de Portugal sobre o que tem de fazer.
Fraudes online: cuidados a ter.
Os pagamentos digitais fazem cada vez mais parte da nossa realidade e, com eles, as tentativas de fraude. Por isso, o Banco de Portugal lançou um vídeo informativo sobre as fraudes online, reforçando os principais cuidados que todos utilizadores devem ter: