Perguntas mais relevantes

Onde posso consultar o extrato de conta?

Qual o valor da próxima mensalidade do meu cartão de crédito?

Para onde devo devolver o contrato?

Não tenho a conta provisionada na data de débito, como posso fazer o pagamento?

Crédito

O que é um crédito Clássico?

É um contrato de concessão de crédito com base no qual a Instituição de Crédito disponibiliza a um cliente uma quantia de dinheiro certa e que o cliente deve reembolsar no prazo fixado e nas condições contratualmente acordadas.

Um crédito clássico pode ser subdividido em duas categorias:

a) Crédito afeto, se o crédito concedido se destinar à aquisição de um bem ou serviço específico, tendo a Instituição de Crédito o direito de exigir a apresentação de comprovativo que justifique a finalidade do pedido de crédito. Podem ser incluídos nesta categoria o crédito automóvel (destinado à aquisição de um automóvel), o crédito com finalidade lar (destinado à aquisição de mobiliário e de equipamentos para o lar), devendo, quer num caso, quer noutro, a identificação do bem ou serviço financiado vir claramente identificada no contrato, bem como a finalidade do contrato;

b) Crédito não afeto ou pessoal, se o crédito é concedido sem que esteja definido o fim a que se destina a quantia mutuada. Um contrato de crédito pessoal permite-lhe financiar os mais diversos projetos, não exigindo a Instituição de Crédito o comprovativo da afetação do crédito, nem constando do próprio contrato a finalidade do crédito.

Como é constituída a minha prestação?

A prestação é calculada tendo por base 5 elementos:

Capital em divida: montante solicitado e que está em divida;

Juros: quando aplicável, resultam da aplicação da taxa de juro sobre o valor concedido, ainda em dívida;

Imposto de selo sobre os juros: quando aplicável, imposto aplicado sobre os juros pagos, legalmente definido (4%), sendo este imposto entregue ao estado pelo Cetelem;

Comissão de processamento de prestação: quando aplicável, custo associado ao levantamento do valor da prestação no banco do titular;

Imposto de selo sobre comissões: quando aplicável, imposto aplicado sobre as comissões pagas, legalmente definido (4%), sendo este imposto entregue ao estado pelo Cetelem;

Prémio de seguro (quando aplicável).

Como e onde posso consultar os movimentos/extrato do meu crédito?

O extrato de conta referente ao seu crédito, bem como os respetivos movimentos podem ser consultados no seu Homebanking Cetelem na opção Consultar.

Posso efetuar o pagamento da prestação do meu crédito numa data distinta à acordada inicialmente no contrato?

Sim, pode alterar, sem qualquer custo, logo após o pagamento da primeira mensalidade.

Disponibilizamos várias datas para pagamento da sua prestação: dia 1, 8, 11, 15 e 22.

Alertamos que, em caso de incumprimento, este plano de pagamento concedido a titulo excecional será cancelado, mantendo-se a data de pagamento a dia 1 de cada mês, conforme estipulado no seu contrato.

O que devo fazer para alterar o IBAN associado ao meu contrato de crédito?

1. Deverá contactar o Cetelem para solicitar o envio da Autorização de Débito em Conta (ADC) enviando um e-mail para gestaoadc@cetelem.pt.

2. O documento ser-lhe-á enviado após fornecer o seu novo IBAN.

3. Quando receber a sua Autorização de Débito em conta (ADC) deverá:

  • Assinar conforme o seu documento de identificação
  • Anexar o comprovativo do novo IBAN que faça prova da titularidade da conta e cópia do seu documento de identificação
  • Devolver a documentação para o e-mail gestaoadc@cetelem.pt

Se não efetuar o pagamento da minha mensalidade, na data acordada, terei alguma penalização?

Caso não realize o pagamento da sua mensalidade na data acordada, ser-lhe-á cobrada, para além dos juros de mora previstos no seu contrato, uma comissão de penalização pelo atraso de pagamento.

O montante da comissão de penalização pelo atraso de pagamento será de 4% sobre o montante da prestação vencida (+ 4% de imposto de selo), num montante total mínimo de 12,48€ e máximo de 156,00€.

Pode consultar a informação em detalhe nas condições contratuais do seu contrato de crédito, bem como na respetiva Ficha de Informação Pré-Contratual que lhe foi disponibilizada no momento da contratação, e pode consultar também sempre que necessário no nosso preçário disponível aqui.

Pedido de Crédito

Como posso solicitar um cartão de crédito Black Plus?

O Cartão de crédito Black Plus pode ser pedido em Cetelem.pt ou, se já for cliente, através do Homebanking Cetelem. Se preferir, ligue 21 721 90 00.

Quais são os documentos necessários para a adesão ao cartão de crédito Black Plus?

Pode consultar a tabela de documentos necessários em www.cetelem.pt/cartao-de-credito-black

Caso já tenha efetuado o seu pedido, pode aceder igualmente à listagem de documentos a enviar na área “Estado do pedido” em cetelem.pt, onde pode de imediato fazer o upload dos seus documentos ou pode consultar a primeira página do seu contrato, onde consta esta informação.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O SEU PEDIDO DE CRÉDITO
  Trabalhador
por conta
de Outrém
Trabalhador
por conta
Própria
Pensionista
Comprovativo de Identificação dos titulares do contrato
Cartão do Cidadão
ou
Bilhete de Identidade + Cartão de Contribuinte
Comprovativo de Residência

Apenas um dos documentos

Última fatura de Água, Luz, Gás, Telefone ou TV Cabo
Comprovativo IBAN nominativo de um dos titulares do contrato

Apenas um dos documentos

Informação de conta via HomeBanking;
Último extrato bancário;
Talão de Multibanco com IBAN + Frente do Cartão Multibanco;
1ª página da Caderneta
Último recibo de vencimento dos titulares do contrato    
Último Modelo 3 do IRS ou Código de validação de Entrega    
Comprovativo de Pensão    

Para onde devo devolver o contrato?

Pode optar pelo novo Processo de pedido de crédito 100 % Digital e assinar e enviar os seus documentos digitalmente. Saiba mais aqui. Pode a qualquer altura, assinar e enviar os seus documentos digitalmente na área “Estado do Pedido”.

Em alternativa, caso opte pelo Processo Tradicional deve imprimir a documentação contratual enviada e devolver, gratuitamente, por correio o contrato de crédito (exemplar a devolver ao banco), a Autorização de Débito em Conta (ADC) e a apólice de seguro (se aplicável), juntamente com a sua documentação, para a seguinte morada « (não necessita de selo):

BNP Paribas Personal Finance, S.A., Sucursal em Portugal Remessa Livre 1050 PC Camarate 2681-960 Camarate

Como posso pedir um crédito pessoal?

O Crédito Pessoal pode ser pedido em Cetelem.pt ou, se já for cliente, através do Homebanking Cetelem. Se preferir, ligue 21 721 90 00.

Quais são os documentos que tenho que juntar ao contrato de crédito Pessoal?

Pode consultar a tabela de documentos necessários em www.cetelem.pt/creditos/credito-pessoal

Caso já tenha efetuado o seu pedido, pode aceder igualmente à listagem de documentos a enviar na área “Estado do pedido” em cetelem.pt, onde pode de imediato fazer o upload dos seus documentos ou pode consultar a primeira página do seu contrato, onde consta esta informação.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O SEU PEDIDO DE CRÉDITO
  Trabalhador
por conta
de Outrém
Trabalhador
por conta
Própria
Pensionista
Comprovativo de Identificação dos titulares do contrato
Cartão do Cidadão
ou
Bilhete de Identidade + Cartão de Contribuinte
Comprovativo de Residência

Apenas um dos documentos

Última fatura de Água, Luz, Gás, Telefone ou TV Cabo
Comprovativo IBAN nominativo de um dos titulares do contrato

Apenas um dos documentos

Informação de conta via HomeBanking;
Último extrato bancário;
Talão de Multibanco com IBAN + Frente do Cartão Multibanco;
1ª página da Caderneta
Último recibo de vencimento dos titulares do contrato    
Último Modelo 3 do IRS ou Código de validação de Entrega    
Comprovativo de Pensão    

Para obter a aprovação final, o que tenho de fazer?

Para ter a aprovação final é necessário que o seu contrato esteja deviamente assinado e que todos os comprovativos sejam enviados, para que as nossas equipas consigam concluir a análise.

Caso tenho optado pelo Processo Digital, aceda à área “Estado do Pedido” em cetelem.pt e verifique se existe(m) assinatura(s) ou documento(s) em falta.

Deverá fazer upload dos comprovativos em falta, se for o caso, e aguardar a atualização do estado do seu pedido.

Se optou pelo Processo Tradicional, caso ainda não tenha enviado o seu contrato e comprovativos necessários, envie tudo para a morada gratuita indicada.

Após receção de toda a documentação, o seu contrato será analisado por um especialista e entraremos em contacto com a resposta final. Após aprovação o valor ficará disponível na sua conta bancária em 48h úteis.

Após aprovação, quanto tempo demora até receber o meu cartão de crédito Black Plus?

Após aprovação, o cartão de crédito Black Plus é enviado para a morada que nos indicou. Alguns dias depois, enviamos o código PIN, também via correios.

O período que decorre entre a aprovação e a receção do cartão é em média de duas semanas.

Como funciona o Processo Digital?

O Processo Digital permite-lhe assinar e enviar toda a documentação contratual online. Para avançar com este processo, deve começar por ler e aceitar as condições para geração de um certificado de assinatura digital pessoal e intransmissível.

Ao pedir este certificado de assinatura receberá um código SMS que deve utilizar para assinar todos os documentos contratuais. Este código tem validade de 30 segundos. Caso não tenha recebido o SMS com o código, selecione a opção “não recebeu um código?” e será enviado um novo SMS.

Após assinatura, deverá proceder com o passo seguinte, enviando os documentos solicitados e listados no ecrã. Pode fazer o carregamento de cada documento selecionando a opção “Enviar” junto a cada item listado. Os formatos aceites são PDF, JPG e PNG e o peso máximo por documento é 8Mb.

Pode sempre optar por assinar e enviar os documentos digitalmente mais tarde. Basta para tal, aceder à área “Estado do Pedido” em cetelem.pt.

 

Posso enviar mais tarde os documentos?

Sim. Basta aceder à área "Estado do Pedido" identificar a(s) sua(s) proposta(s) e fazer o carregamento dos documentos em falta.

Posso assinar os documentos contratuais mais tarde?

Sim. Basta aceder à área "Estado do Pedido" diretamente em cetelem.pt ou através do email de confirmação do seu pedido, clicando no botão “Sou o 1º Titular” ou “Sou o 2º Titular”. Uma vez nesta área, pode identificar a(s) sua(s) proposta(s) e assinar a documentação contratual. Para avançar com este processo, deve começar por ler e aceitar as condições para geração de um certificado de assinatura digital pessoal e intransmissível. Receberá um código SMS que deve utilizar para assinar todos os documentos contratuais.

No caso de o contrato ter mais do que um titular, este processo de assinatura digital deve ser aplicado por ambos. Cada titular deve aceder individualmente à área “Estado do Pedido” e prosseguir com o processo de assinatura digital.

Onde posso ver se os documentos que enviei digitalmente estão corretos?

A qualquer momento pode aceder à área "Estado do Pedido" e acompanhar a evolução do seu pedido de crédito, verificar se os documentos enviados foram já analisados e estão corretos. Caso seja necessário o reenvio de algum documento basta fazer um novo upload, porém recomendamos que tire uma nova foto ou digitalize novamente o documento antes de fazer o carregamento, pois este pode estar ilegível.

Em que formato devo carregar os ficheiros com a minha documentação?

Pode carregar os documentos nos formatos PDF, JPG e PNG. Atenção, cada um dos documentos não pode ter mais de 8MB.

Como funciona a assinatura digital?

O processo de assinatura digital permite-lhe assinar a documentação contratual de forma simples e segura, através da inserção de um código SMS pessoal e intransmissível. Um processo sem papel, totalmente certificado.

Para avançar com este processo, deve começar por ler e aceitar as condições para geração de um certificado de assinatura digital, emitido em seu nome pela Infocert, prestador certificado. A Infocert apenas trata os seus dados para emissão do certificado de assinatura, estando estes protegidos sobre fortes medidas de segurança.

Ao pedir este certificado de assinatura receberá um código SMS que deve utilizar para assinar todos os documentos contratuais, após leitura.

Após inserção do seu código SMS, o processo de assinatura tem inicio. Fica concluído após mensagem de confirmação “os seus contratos estão assinados”.

No caso do contrato de crédito ter mais do que um titular, este processo de assinatura digital deve ser aplicado por ambos. Cada titular deve solicitar a geração do seu certificado de assinatura.

É seguro assinar a documentação digitalmente?

O processo de assinatura digital é um processo disponibilizado pela Inforcert, parceiro certificado de acordo com a legislação europeia da assinatura eletrónica. Este processo consiste no envio de um código único, pessoal e intransmissível a cada cliente, permitindo-lhe assinar digitalmente os seus contratos.

Através deste processo, a sua assinatura digital tem a mesma validade que a assinatura manuscrita, tal como se tivesse assinado o contrato numa versão de papel.

Quem é a Infocert e porque é esta empresa que gera um certificado para a minha assinatura digital?

A Infocert é uma entidade certificada, selecionada pelo Cetelem, responsável pelo processo tecnológico de assinatura digital, de acordo com a legislação europeia da assinatura eletrónica.

Saiba mais sobre a empresa em https://infocert.digital/.

Não recebi o SMS para assinar a documentação contratual digitalmente. O que devo fazer?

O código de SMS, pessoal e intransmissível, é enviado diretamente para o nº telemóvel preenchido no processo de pedido de crédito. Caso não tenha recebido, peça um novo código, selecionando a opção “não recebeu um código?” e será enviado um novo SMS.

Se continuar sem receber o SMS verifique se o número de telemóvel que introduziu durante o pedido de crédito está correto. Para tal, deve verificar se nas condições particulares (1ª página) do contrato enviado automaticamente para o seu email o nº telemóvel é o correto. Se não estiver OK, deverá entrar em contacto connosco através do 21 721 90 00 (Apoio ao Cliente dias úteis das 9h às 18h).

Posso assinar digitalmente os documentos e o 2º titular assinar e enviar pelo correio?

Não. Independentemente do processo que escolheu, ambos os titulares devem utilizar o mesmo processo de assinatura, assinando da mesma forma. Por exemplo, se escolheu o Processo Digital ambos devem assinar digitalmente.

Tenho de enviar os documentos e comprovativos todos separados?

Não. Se tiver um ficheiro onde conste frente e verso de um documento pode carregá-lo uma única vez.

Enganei-me a carregar os documentos, posso substitui-los?

Sim. Para fazê-lo deve aceder à área "Estado do Pedido", identificar o seu pedido e, no(s) documento(s) que pretende substituir, clicar no botão “Substituir” para fazer o carregamento do(s) novo(s) documento(s).

Como posso ter acesso ao contrato assinado digitalmente?

Se o seu pedido ainda estiver em análise, pode consultar a documentação contratual que assinou na área "Estado do Pedido".

Após aprovação, pode continuar a consultar temporariamente o seu contrato assinado digitalmente na área “Estado do Pedido”.

Após a assinatura, o seu contrato de crédito ser-lhe-á disponibilizado no seu Homebanking Cetelem, estando disponível a todo o tempo.

O que é o Estado do Pedido?

Uma área onde pode consultar o estado do seu pedido de crédito, assinar o seu contrato e enviar documentos digitalmente. Para aceder a esta área clique aqui, insira o NIF e nº telemóvel e receberá um SMS com código de autenticação.

Posso ter mais que um crédito a decorrer no Cetelem em simultâneo?

Sim. No Cetelem temos várias soluções de financiamento disponíveis. Entre em contacto connosco para avaliarmos a viabilidade. Saiba mais aqui

Cartão de crédito

Como e onde posso utilizar o meu cartão de crédito?

Pode usar o seu cartão de várias formas:

  • Rede Mastercard: Lojas em Portugal ou no Estrangeiro;
  • MultiBanco: Pagamentos e levantamentos em numerário a crédito (cash advance);
  • Online: Em compras, reservas e/ou pagamentos com toda a segurança;
  • Transferência do saldo disponível: Para a sua conta à ordem, disponível em 48h úteis.

Como posso aumentar o limite de crédito do meu cartão?

Aumente o limite de crédito do seu cartão de crédito através do seu Homebanking Cetelem, acedendo à opção “Aumentar limite de crédito”.

Após recebermos o seu pedido juntamente com a documentação, um especialista irá analisar o seu pedido e entrará em contacto com a resposta.

O que devo fazer para alterar o IBAN associado ao meu cartão de crédito?

1. Deverá contactar o Cetelem para solicitar o envio da Autorização de Débito em Conta (ADC) enviando um e-mail para o endereço gestaoadc@cetelem.pt.

2. O documento ser-lhe-á enviado após fornecer o seu novo IBAN.

3. Quando receber a sua Autorização de Débito em conta (ADC) deverá:

  • Assinar conforme o seu documento de identificação

  • Anexar o comprovativo do novo IBAN que faça prova da titularidade da conta e cópia do seu documento de identificação

  • Devolver a documentação para o e-mail gestaoadc@cetelem.pt

Como posso solicitar a transferência do limite de crédito disponível no meu cartão para a minha conta bancária?

Pode em qualquer momento solicitar uma transferência imediata e automática de parte ou totalidade do limite de crédito do Cartão de Crédito para a sua conta bancária, através da Homebanking Cetelem ou ligando para o 21 721 90 00, dias úteis das 9h às 18h.

Onde posso consultar o extrato de conta?

Os extratos de conta dos cartões de crédito Cetelem podem ser consultados online no Homebanking Cetelem.

Para sua comodidade sempre que disponibilizamos um novo extrato no seu Homebanking enviamos um e-mail a informar.

Qual o valor da próxima mensalidade do meu cartão de crédito?

Pode consultar o valor da próxima mensalidade no extrato de conta ou no Homebanking Cetelem (disponível a partir do 10º dia útil a contar do fim do mês), na posição integrada ou na opção “Consultar extratos e faturas”.

O pagamento das mensalidades do cartão de crédito Cetelem é sempre realizado no dia 1 de cada mês, por débito direto em conta.

Caso, mesmo assim, opte por realizar o pagamento por multibanco, o pagamento por débito direto prevalece e o valor será debitado na sua conta bancária.

Para que o débito direto ocorra com sucesso recomendamos que tenha conta aprovisionada desde as 00:00h do 1 dia de cada mês.

Não tenho a conta provisionada na data de débito, como posso fazer o pagamento?

O pagamento da sua mensalidade deverá ser no dia 1 de cada mês. Caso a mesma não tenha sido cobrada na sua conta bancária, poderá utilizar a entidade e referência associada ao seu contrato.

A entidade e referência é sempre a mesma e está disponível no seu extrato de conta.

referências para pagamento via multibanco

Se não conseguir cumprir com as suas responsabilidades de forma permanente, tem ao seu dispor um conjunto de soluções/ entidades a que poderá recorrer. Saiba mais aqui.

Se não efetuar o pagamento da minha mensalidade, na data acordada, terei alguma penalização?

Caso não realize o pagamento da sua mensalidade na data acordada, ser-lhe-á cobrada, para além dos juros de mora previstos no seu contrato, uma comissão de penalização pelo atraso de pagamento.

O montante da comissão de penalização pelo atraso de pagamento será de 4% sobre o montante da prestação vencida (+ 4% de imposto de selo), num montante total mínimo de 12,48€ e máximo de 156,00€.

Pode consultar a informação em detalhe nas condições contratuais do seu contrato de crédito, bem como na respetiva Ficha de Informação Pré-Contratual que lhe foi disponibilizada no momento da contratação, e pode consultar também sempre que necessário no nosso preçário disponível aqui.

Crédito consolidado

Como posso pedir um crédito consolidado?

O Crédito Consolidado pode ser pedido através da nossa linha de apoio ao cliente, 21 721 90 00, dias úteis das 9h às 20h.

O que é um crédito consolidado?

Um crédito consolidado permite juntar vários créditos num só, ficando com uma única mensalidade, uma única taxa (que é fixa ao longo de todo o contrato), um único prazo de reembolso e vinculado a uma única entidade. Poderá incluir todos os créditos pessoais, cartões de crédito e linhas de crédito.

Adicionalmente, tem a possibilidade de realizar um novo projeto, juntando todos os créditos e incluindo o novo, num só.

Quais são os documentos que tenho que juntar ao contrato de crédito consolidado?

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O SEU PEDIDO DE CRÉDITO
  Trabalhador
por conta
de Outrém
Trabalhador
por conta
Própria
Pensionista
Comprovativo de Identificação dos titulares do contrato
Cartão do Cidadão
ou
Bilhete de Identidade + Cartão de Contribuinte
Comprovativo de Residência

Apenas um dos documentos

Última fatura de Água, Luz, Gás, Telefone ou TV Cabo
Comprovativo IBAN nominativo de um dos titulares do contrato

Apenas um dos documentos

Informação de conta via HomeBanking;
Último extrato bancário;
Talão de Multibanco com IBAN + Frente do Cartão Multibanco;
1ª página da Caderneta
Último recibo de vencimento dos titulares do contrato    
Último Modelo 3 do IRS ou Código de validação de Entrega    
Comprovativo de Pensão    
Declarações/extratos com valor em dívida atual e o
respetivo procedimento para liquidação dos créditos a consolidar
Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal
Seguros

Que outros seguros tem o Cetelem?

Para além dos seguros Proteção Cartão e Proteção Total, o Cetelem tem ainda ao seu dispor também os seguintes seguros:

Qual é o custo do seguro proteção cartão e do seguro proteção total?

O Seguro Proteção Cartão custa apenas 0,70% do valor mensal do saldo em dívida. Ou seja, por cada 100€ de saldo em dívida, paga apenas 0,70€. Para sua comodidade, o valor do seguro é cobrado mensalmente sobre o saldo em dívida no seu Cartão de Crédito. Não é cobrado qualquer prémio de seguro caso opte por pagar as suas compras na modalidade "Fim do Mês".

O custo do Seguro Proteção Total depende do prazo do contrato de crédito.

Para saber mais aceda ao seu Homebanking.

Posso cancelar o meu seguro?

Sim, no entanto, não recomendamos o cancelamento, pois deixará de estar protegido, caso ocorra alguma eventualidade ou imprevisto.

Para cancelar deverá enviar uma declaração devidamente assinada e datada,  para o email gestao.seguros@cetelem.pt, dando indicação que pretende cancelar o seguro associado ao contrato (colocar número de contrato) juntamente com uma cópia do seu documento de identificação.

O que fazer em caso de sinistro?

Deverá contactar a seguradora BNP Paribas Cardif para o número de telefone 707 20 23 20, de 2f a 6f das 9h às 18h.

Os valores assumidos pela seguradora BNP Paribas Cardif, em caso de sinistro, ficam efetivamente liquidados, ou seja, não têm que ser reembolsados mais tarde.

O meu crédito tem algum seguro associado?

O seguro crédito total é de subscrição facultativa, no entanto, poderá consultar se o seu contrato tem seguro associado no seu Homebanking no menu Consultar.
Com este seguro fica protegido em caso de desemprego involuntário (apenas para trabalhadores por conta de outrem) que assegura o pagamento de até 6 mensalidades (por sinistro). Protege também em caso de baixa médica, morte ou invalidez absoluta e definitiva e hospitalização (caso seja trabalhador por conta própria).

Como posso subscrever um seguro para proteção do crédito?

Tem à sua disposição o Seguro Proteção Cartão e o Seguro Proteção Total.

A adesão ao seguro proteção cartão pode ser feita em qualquer altura, desde que seja titular de um cartão de crédito Cetelem, tenha entre 18 e 72 anos, se encontre de boa saúde e esteja a trabalhar há 12 meses consecutivos. O valor do seguro é cobrado mensalmente sobre o saldo em dívida do seu Cartão de Crédito.

A adesão ao Seguro Proteção Total é realizada no momento em que subscreve o seu crédito pessoal. O valor do seguro é cobrado mensalmente juntamente com a prestação.

Como posso proteger as compras que fiz com o meu cartão de crédito Cetelem?

Se aderir ao Seguro Proteção Cartão (da seguradora BNP Paribas Cardif) associado aos nossos cartões de crédito, fica protegido em caso de roubo, quebra ou deterioração de um bem adquirido com o seu Cartão de Crédito Cetelem. Fica também protegido em caso de utilização fraudulenta do seu Cartão de Crédito e roubo, morte ou invalidez absoluta e definitiva, baixa médica (por doença ou acidente) e desemprego involuntário.

Seguro Proteção Cartão: Quem se encontra protegido com este seguro?

Este seguro protege todos os titulares do cartão de crédito. Garante também a cobertura para o cônjuge em caso de Baixa Médica e Desemprego Involuntário, caso este não seja titular do cartão.

Seguro Proteção Cartão: Quanto tempo pode demorar a resposta da seguradora, em caso de pedido de ativação de sinistro?

A Seguradora dará a sua resposta definitiva no prazo de 30 dias após a receção de todos os documentos.

Seguro Proteção Cartão: Quais são os serviços a que tenho direito com este Seguro?

Caso seja titular do Cartão Black e subscreva este Seguro, terá direito a um leque variado de serviços de desenvolvimento pessoal e profissional, aos quais poderá aceder em www.portalmim.pt.

Seguro Proteção Cartão: Posso aderir em qualquer momento?

Sim, este seguro permite que seja feita a adesão a qualquer momento. Poderá ser no momento da adesão ao cartão ou após a adesão do cartão.

Seguro Proteção Cartão: Os pagamentos dos sinistros são feitos para a minha conta bancária?

Em caso de aceitação do sinistro o pagamento é feito para o beneficiário da cobertura acionada. Para as coberturas em que o Beneficiário é o Cetelem, se já tiver efetuado o pagamento de um valor relativo a um sinistro aceite, o mesmo será reembolsado para a sua conta bancária.
Em relação às coberturas de Utilização Fraudulenta do Cartão, Roubo em ATM, Proteção às Compras e Proteção de Entrega de Compras na Internet, o pagamento do sinistro é realizado diretamente para a sua conta bancária.

Seguro Proteção Cartão: Este seguro tem algum período de fidelização?

O Seguro de Proteção Cartão não tem qualquer período de fidelização. Para além do período de livre resolução de 14 dias contados desde a data de celebração do contrato de seguro, em que não lhe será imputado qualquer custo, poderá, após esse período, cancelar em qualquer momento tendo apenas como custo o valor dos prémios cobrados até à data.

Seguro Proteção Cartão: Caso não tenha valor em dívida, quanto vou pagar? Estou coberto?

Caso não tenha dívida ou esteja a efetuar pagamentos na modalidade de final do mês, não vai pagar qualquer valor de prémio de seguro. Contudo, mantém-se protegido contra a Utilização Fraudulenta, Roubo em ATM, Proteção às Compras e Proteção de Entrega de Compras na Internet. Estará ainda coberto em caso de Desemprego Involuntário, com um valor fixo de 100€.

Seguro Proteção Cartão: A cobertura de Desemprego Involuntário apenas se aplica a Trabalhadores por Conta de Outrem?

Não, esta cobertura é aplicável a Trabalhadores por Conta de Outrem e a Trabalhadores por Conta Própria.

Seguro Proteção Bens e Dados: Como posso utilizar os serviços incluídos no meu seguro?

Para utilizar os serviços incluídos no seu seguro poderá realizar o login no Portal Cyber Life Protection ou contactar 21 370 3172 (2ªf a 6ªf das 9h às 18h).

Seguro Proteção Bens e Dados: Como funcionam os pagamentos em caso de sinistros de perda, roubo ou furto?

Nesta situação recebe uma indeminização na sua conta bancária, sendo que as coberturas de Substituição de Mala ou Carteira e Substituição de Óculos têm uma franquia de 30€ e 50€, respetivamente.

Seguro Proteção Bens e Dados: Como funciona no caso de perda de documentos no estrangeiro?

Se o Segurado se encontrar no estrangeiro, a Seguradora irá coloca-lo em contato com a embaixada de Portugal mais próxima e auxiliá-lo, na medida do possível, nos procedimentos de obtenção dos documentos provisórios;
Se o Segurado se encontrar em Portugal, a Seguradora assumirá os custos de substituição da documentação perdida ou roubada.

Seguro Proteção Bens e Dados: Como devo proceder no caso de roubo em ATM?

Em caso de roubo em ATM, aquando do levantamento com o Cartão de Crédito do Segurado, o segurado terá de participar às autoridades o roubo e apresentar uma cópia à seguradora. Caso o roubo tenha ocorrido no máximo 8 horas após o levantamento do dinheiro no ATM, a Seguradora indemnizará o valor roubado.

Seguro Proteção Bens e Dados: A cobertura de Proteção às Compras aplica-se em compras online?

Não, esta cobertura não cobre compras online. Aplica-se apenas a compras efetuadas com o cartão de crédito em lojas e pontos de venda presenciais, no caso de ter sofrido furto ou roubo e/ou em caso de danos acidentais, no prazo de 90 dias após a compra do bem. A cobertura de Entrega de Compras Online é que só se aplica em compras realizadas na Internet, que não sejam entregues no prazo de 30 dias após o débito bancário ou após o prazo de entrega indicado. 

Crédito automóvel/ ALD/ Leasing

Posso alterar a data de débito da prestação do meu contrato automóvel realizado num parceiro?

Se o contrato tiver sido celebrado em data anterior a 10 de maio de 2016 poderá solicitar a alteração para dia 5 ou dia 20, enviando um pedido por escrito assinado com uma cópia do cartão de cidadão.

A alteração da data da prestação tem uma comissão associada que varia consoante o tipo de contrato. Poderá consultar o valor da comissão no preçário.

Em contratos posteriores a 10 de maio de 2016 a data do débito é sempre a dia 05, sem possibilidade de alteração.

Quem paga o Imposto único de circulação (IUC)?

Contratos Leasing (LEA) e aluguer (ALD): O Cetelem paga o imposto no mês em que vence e no mês seguinte o valor é faturado.
O cliente não deve emitir a guia para pagamento pois o Banco é responsável pelo pagamento.

Contratos de crédito: cabe ao cliente o pagamento do imposto.

Fui à conservatória alterar a reserva de propriedade do veículo e foram cobrados custos adicionais. Como devo proceder?

Peça o recibo dos custos cobrados pela conservatória em nome do Cetelem (NIF 980 677 750).

Para reembolso envie para a nossa morada gratuita - Apartado 1118 EC Pedro Hispano Porto 4102-970 Porto - a seguinte documentação:

  • Recibo original em nome do BNP

  • Fotocópia de comprovativo de apresentação

  • Comprovativo de IBAN

O contrato automóvel que realizei junto de um parceiro já terminou como devo proceder?

Deve solicitar ao BNP P PF S.A. SP o envio do documento para legalização da viatura.

O pedido poderá ser feito para o e-mail apoioauto@cetelem.pt indicando o número de contrato e o assunto ou por telefone.

Quero liquidar o meu crédito automóvel realizado num parceiro antecipadamente o que devo fazer?

Deve enviar um pedido para o endereço de email apoioauto@cetelem.pt, identificando o contrato que pretende liquidar.

Pode consultar informação sobre as penalizações, por liquidar antecipadamente, nas cláusulas gerais do seu contrato relativas ao reembolso antecipado.

Recebi uma carta sobre a opção de compra do meu veículo (valor residual) o que significa?

Significa que o contrato está a terminar e que tem o valor residual para pagar, isto é, o valor que ficou para pagamento no término do contrato.

Caso pretenda exercer a opção de compra, deve aguardar pelo débito do valor na data que está contratualmente estabelecida.

Caso não pretenda exercer a opção de compra deverá manifestar essa intenção por escrito no prazo contratualmente definido.

Qual é a diferença entre um Leasing (LEA) e um ALD?

O ALD é um Contrato de Aluguer de Longa Duração. É um produto financeiro em que a instituição de crédito cede temporariamente ao cliente a utilização de um veículo, propriedade da Instituição de Crédito, mediante o pagamento de uma renda mensal. Neste tipo de produto, no final do contrato, o cliente terá que adquirir o veículo pelo valor residual negociado.

Quem é a empresa locadora? A empresa locadora é o CETELEM que adquire o bem pretendido pelo cliente (viatura), cedendo-lhe a utilização contra o pagamento de uma renda periódica.

O Leasing (LEA) é o contrato de financiamento pelo qual uma das partes, designada de locador, cede a outra, designado locatário, o gozo temporário de um bem em contrapartida do pagamento de renda ou de aluguer. No final do contrato, o locatário poderá adquirir o bem objeto de locação, mediante o pagamento de valor estipulado (valor residual).

O locatário poderá adquirir o bem no final do contrato, mediante o pagamento do valor residual.

Para o efeito, o locador adquire o o bem, previamente escolhido pelo cliente, cedendo-lhe a utilização contra o pagamento de uma renda periódica.

O locador nos contratos em causa é o Banco.

Homebanking / App Cetelem

App: Como me posso registar na App Cetelem?

O registo é simples e rápido!
Pode registar-se na sua App Cetelem inserindo os seus dados pessoais ou, para um processo ainda mais rápido, com a sua Chave Móvel Digital. Depois, basta definir o seu código de acesso (PIN para entrar na App) ou criar a sua Chave de Acesso para aceder com Impressão Digital, Rosto ou código do Bloqueio de ecrã do seu telemóvel.
Veja este vídeo com os passos de registo.

App: Como faço login na App Cetelem?

Poderá fazer o login através da Chave de Acesso ou código de acesso (PIN) que definiu no momento de registo.

App: Não me lembro do meu Código de Acesso e bloqueei o meu acesso à App, o que devo fazer?

Não desespere! Recupere a seu acesso com a opção “Esqueceu-se do código de acesso”.

App: Recebi uma comunicação a indicar que a APP vai mudar. O que tenho de fazer?

A nova versão da App, pensada para melhorar a sua experiência de utilização no dia-a-dia, implica a instalação de uma nova versão. Para isso deve voltar a instalar a aplicação e fazer um novo registo. Não se preocupe é tudo muito simples e rápido! Veja este vídeo com os passos de registo.

App: Entrei na App, e verifiquei que perdi o meu registo. O que aconteceu?

Com o lançamento da nova versão da App Cetelem foram efetuadas alterações ao processe de registo e autenticação para sua maior segurança. Solicitamos que efetue um novo registo, para continuar a usar a sua aplicação e ter a informação do seu cartão sempre à mão. É muito rápido!

App: Porque tenho de fazer um novo registo na aplicação?

Nesta nova versão da APP o processo de registo e autenticação foi melhorado para sua maior segurança.
Assim, solicitamos que efetue um novo registo, para continuar a usar a sua aplicação e ter a informação do seu cartão sempre à mão. É muito rápido!

App: Instalei a nova versão da App, mas não encontro o meu extrato, onde está?

Na versão atual da aplicação ainda não se encontra disponível a funcionalidade de consulta de extratos, estando prevista a sua disponibilização muito em breve. Contudo, poderá aceder ao Homebanking, onde o histórico dos últimos meses se mantém disponível para consulta, e continuará a receber mensalmente o seu extrato por email.

App: Deixei de ter a App disponível no meu telemóvel/tablet. O que aconteceu?

A atual versão da App Cetelem requer que o seu dispositivo cumpra alguns requisitos técnicos, para que seja possível instalá-la. As versões de software mínimas para ter a aplicação disponível na sua store são: iOS: 15 / Android: 5.
Se o seu dispositivo tiver uma versão de software anterior às indicadas, não terá a APP disponível na sua store para instalação. Sugerimos atualizar a versão de software do seu dispositivo, e tentar novamente.

App: Instalei a nova versão da aplicação, mas não encontro informação sobre o meu Crédito Pessoal / Seguros / Auto. Onde os posso consultar?

Na versão atual da App Cetelem ainda não se encontra disponível a consulta de informação sobre Crédito Pessoal / Auto / Seguros. Contudo, nesta fase de transição, poderá continuar aceder ao seu Homebanking, onde a informação sobre o todos os seus contratos se mantém disponível para consulta.

App: Porque é que lançaram uma versão da app com menos funcionalidades do que as que tinha anteriormente?

Nesta nova versão da APP o lançamento das funcionalidades será gradual, tendo sido dada prioridade às funcionalidades mais utilizadas pelos clientes, nesta primeira fase. Estamos a trabalhar para que, tão breve quanto possível, possa voltar a ter acesso a todas as funcionalidades anteriores e até a novas. :)
Até lá, poderá continuar aceder ao seu Homebanking, onde a informação sobre o todos os seus contratos se mantém disponível para consulta. Agradecemos a sua compreensão.

Homebanking: Preciso de ter uma conta no homebanking Cetelem para conseguir aceder à APP?

Não, o registo na App e no Homebanking são independentes.

Homebanking: Bloqueei a minha conta homebanking, o que faço?

A sua conta fica bloqueada após falhar 5 vezes a combinação NIF password. Se tal acontecer, basta selecionar a opção "Recuperar password" e seguir os passos para definição de uma nova password.

Homebanking: Como me posso registar no homebanking?

O processo de registo no Homebanking Cetelem é simples e rápido.

Basta que tenha consigo o seu NIF e número de contrato. Veja este vídeo com os passos de registo. É simples e rápido.

Homebanking: A minha password expirou e não consigo aceder, como proceder?

A sua password expira ao fim de 12 meses por questões de segurança. Nesse caso basta selecionar a opção "Recuperar password" e seguir os passos para definição de uma nova password.

Proteção de dados pessoais

Proteção de dados pessoais: Como posso exercer os meus direitos?

Com a entrada em vigor do novo regulamento, a 25/05, pode a qualquer momento exercer os seus direitos diretamente através do 21 721 90 00, por email para dpo@cetelem.pt ou numa das nossas agências: Rua Galileu Galilei, n.º 2G, Torre Ocidente, Centro Colombo, 1500-392 Lisboa ou em Matosinhos: Urbo Business Center, Rua Henrique Pousão n.º 900, Piso 0, 4460-191 Senhora da Hora, Matosinhos.

Proteção de dados pessoais: Porque utilizam os meus dados?

Os seus dados são utilizados para:

  1. Para cumprir com as nossas obrigações legais e regulamentares;
  2. Para realização de um contrato ou para diligências pré-contratuais;
  3. no âmbito da nossa atividade propor-lhe ofertas adaptadas.

Proteção de dados pessoais: Com que entidades são partilhados os meus dados?

Todos os dados recolhidos serão apenas partilhados com:

  • Entidades do Grupo BNP Paribas, para que possa beneficiar da gama completa de produtos e serviços do grupo;
  • Banco de Portugal ou outras entidades oficiais para cumprimento de obrigações legais;
  • Entidades subcontratantes, nomeadamente, para a prestação de serviços de correio e transporte de documentos, serviços IT, serviços de comunicação digital e marketing e serviços de arquivo, ao nosso serviço;
  • Agentes, intermediários de crédito ou corretores (brokers) quando e na medida em que tal se mostre necessário;
  • Parceiros comerciais e bancários;
  • Órgãos judiciais ou oficiais, notários e advogados no âmbito de qualquer litígio que venha a existir entre as partes ou reclamação.

Proteção de dados pessoais: Durante quanto tempo conservam os meus dados pessoais?

Os seus dados serão conservados pelo período máximo exigido para cumprir com obrigações legais e regulamentares, com vista a facilitar a gestão da relação contratual, e dar resposta aos pedidos que nos são dirigidos.


Por exemplo, a maioria das informações do cliente é mantida durante a relação contratual, e algum tempo após a cessação da mesma.

Proteção de dados pessoais: Quais são os meus direitos e de que forma posso exercê-los?

Os seus principais direitos são:

  1. Direito de Informação e Acesso - Direito a ser informado sobre o tratamento efetuado com os seus dados e a obter cópia dos mesmos.
  2. Direito de retificação - Direito a retificar os seus dados quando considerar que os mesmos são inexatos ou incompletos.
  3. Direito de Eliminação - Direito a solicitar a eliminação dos seus dados, na medida do legalmente admissível.
  4. Direito de Limitação - Direito a limitar o tratamento dos seus dados pessoais.
  5. Direito de Oposição - Direito a opor-se ao tratamento dos seus dados pessoais, a qualquer momento.
  6. Direito de não ficar sujeito a decisões automáticas - Direito a obter intervenção humana no tratamento dos seus dados e/ou contestar decisões automáticas, como definição de perfis, na medida do legalmente admissível.
  7. Direito de gestão do consentimento - Direito de, a qualquer altura, dar e retirar o consentimento para o tratamento dos seus dados, quando o mesmo seja exigido.
  8. Direito de portabilidade - Direito à devolução e/ou transferência dos dados pessoais fornecidos, quando legalmente admissível.

Proteção de dados pessoais: Como posso dar ou retirar um consentimento dado?

Pode a qualquer altura gerir os consentimentos/autorizações dadas, de forma totalmente gratuita. Basta para o efeito, que envie um email para dpo@cetelem.pt.

Proteção de dados pessoais: Que dados pessoais são utilizados?

Os dados pessoais recolhidos são utilizados na medida necessária ao desenvolvimento das atividades do Banco e com vista a atingir um elevado padrão de serviço.

São utilizados:

  • dados de identificação (ex. nome, números de documentos de identificação, nacionalidade, data e local de nascimento, género, endereço IP);
  • dados de contacto (ex. morada, endereço eletrónico, número de telefone);
  • situação familiar (ex. estado civil, número de dependentes);
  • situação fiscal (ex. número de identificação fiscal, situação fiscal);
  • educação e situação profissional (ex. nível de educação, profissão, identificação da entidade empregadora, remuneração);
  • dados bancários, financeiros e transações (ex. identificação de contas bancárias, número de cartões de crédito, movimentos e histórico de crédito, dívidas e despesas);
  • dados sobre a habitação (ex. tipo de habitação própria, arrendada, própria com hipoteca, encargos com a habitação, antiguidade na habitação);
  • dados necessários para combater o excesso de endividamento.
Outras Questões

Recebi uma carta que fala em PARI / PERSI. O que significa?

Significa que, na eventualidade de antecipar alguma dificuldade no cumprimento do seu contrato de crédito, estamos disponíveis para avaliar a sua situação de modo a encontrar uma solução.

Caso pretenda que se avance com análise do nosso lado, envie-nos para o efeito, nos 10 dias após receção da referida carta, os seguintes documentos:

  • Comprovativo de Identidade - Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte

  • Comprovativo de Rendimentos:

    • Trabalhador dependente: Fotocópia dos 3 últimos recibo de vencimento;

    • Trabalhador independente: Fotocópia do modelo 3 do IRS e Nota de liquidação;

    • Pensionista: Fotocópia da última declaração de pensão ou Fotocópia do modelo 3 do IRS e Nota de liquidação

Envie a informação para:

  • solucoescliente@cetelem.pt, identificando no assunto o número de contrato ou NIF ou para
  • morada gratuita: Apartado 1124 EC Pedro Hispano, 4102 - 002 Porto.

Após receção da documentação procederemos à análise da situação. Dessa análise poderá resultar uma proposta para que consiga retomar o pagamento das suas mensalidades de forma regular.

É importante que se mantenha contactável uma vez que os nossos especialistas poderão ter necessidade de esclarecer alguma questão e/ou formalizar uma proposta.

Caso não nos envie documentação no prazo indicado, procederemos à extinção do processo PARI/PERSI e, posteriormente, irá receber uma comunicação nesse sentido.

Caso considere que não tem, de momento, qualquer dificuldade no cumprimento dos seus contratos, ignore a comunicação enviada.

Não estou a conseguir cumprir as minhas responsabilidades com o Cetelem. O que devo fazer?

Entre em contacto connosco, para explicar a sua situação, através dos vários canais disponíveis:

  • Consultar a página Soluções de pagamento e preencher o questionário para o efeito;
  • Enviar o pedido para a seguinte morada: Apartado 1124 Ec Pedro Hispano 4102 - 002 Porto.

 

Para facilitar a análise e posterior contacto, solicitamos que inclua a seguinte informação:

  • Assunto: Negociação e Responsabilidade Financeira;
  • Nome Completo;
  • Número de Identificação Fiscal (NIF);
  • Contactos (telefónicos e/ou email) atualizados;
  • Dias e horas preferenciais de contacto;
  • Breve descrição do que o leva a contactar-nos.

 

Se o seu contrato estiver em incumprimento, será incluído no Processo Extrajudicial de Regularização de Situações em Incumprimento (PERSI).

É importante que se mantenha contactável uma vez que os nossos consultores poderão ter necessidade de esclarecer alguma questão e/ou formalizar uma proposta.

Preciso de atualizar a minha morada, como o posso fazer?

Pode atualizar a sua morada através dos seguinte canais:

  • Homebanking/ App Cetelem: aceda ao Menu "Meus dados" + "Dados Pessoais";

  • Chat: disponível na área de contactos;

  • Email: envie um email para dados@cetelem.pt com assunto: "Morada + NIF";

  • Telefone: ligue 21 721 90 00, dias úteis, 9h-20h (chamada para rede fixa naiconal);

Poderá ser necessário enviar comprovativo de morada atualizado (última fatura água, luz, gas, Tv por cabo ou seguro).

Recebi uma carta sobre alteração da designação social do Banco. A que se refere e o que muda?

Esta comunicação é apenas para informar que houve alteração da designação social do Banco, que é agora BNP Paribas Personal Finance, S.A., Sucursal em Portugal.
No entanto,  não existem alterações ao seu contrato, tudo se mantém igual: condições contratuais, contactos e serviços. 
A comunicação é apenas informativa, não é necessário, realizar qualquer ação.