É uma Diretiva da União Europeia, que consiste num conjunto de regras que visam aumentar a segurança dos clientes na utilização da banca eletrónica. A PSD2 tem como principais objetivos:
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Contribuir para um mercado europeu de pagamentos mais integrado e eficiente;
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Melhorar a igualdade de condições para prestadores de serviços de pagamento;
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Tornar os pagamentos mais seguros;
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Proteger os clientes de situações fraude.
Com a entrada em vigor da segunda Diretiva dos Serviços de Pagamento (PSD2), vão existir algumas alterações no processo de autenticação do cliente e validação de transações através do Homebanking e App Cetelem.
Para autenticar o cliente, será solicitado um código de autorização, enviado por SMS para o telemóvel registado na base de dados do Banco, nas seguintes operações:
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Registo no serviço de Homebanking;
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Autenticação, a cada 90 dias, no Homebanking. Se preferir, o cliente pode optar por receber um código de autorização a cada acesso ao Homebanking;
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Realização de operações, como por exemplo, transferências para conta à ordem;
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Sempre que abrir uma nova conta.
Para poder utilizar o código de autenticação enviado por SMS, deve garantir que tem o seu número de telefone associado à sua conta.
Como funciona a autenticação por SMS?
É simples, veja o exemplo de registo no Homebanking Cetelem.
Lembre-se de guardar os seus dados
Não divulgue os seus dados de acesso e de autorização: os prestadores de serviços de pagamento devem utilizar uma página de acesso disponibilizada pelo Banco, não precisando de nenhuma informação confidencial do Utilizador.
Os Prestadores de Serviços de Pagamento só poderão realizar a prestação dos novos serviços regulados pela PSD2 com o consentimento explícito do Utilizador.